Tadao Baba é uma força da natureza. Mesmo agora, a sua energia preenche qualquer espaço onde ele esteja. Ele foi o Líder do Projeto da primeira FireBlade - a CBR900RR de 1992. Há trinta anos, as motos de alta cilindrada eram rápidas, mas grandes. Muito difíceis de conduzir. Baba-san pôs em questão toda esta forma de ser e o resultado da sua visão foi a potência de uma moto de 1000 cm³ no corpo de uma moto de média cilindrada, um conjunto verdadeiramente incrível que mudou para sempre as "regras do jogo".

Agora, como parte da celebração dos 30 anos da Fireblade, a Honda fez o que só a Honda podia fazer: trazer Baba-san, já há muito reformado, até ao famoso museu Honda Collection Hall, rodeado por Fireblades de 1992 e de 2022, ao lado de três Líderes de Projeto que seguiram os seus passos. Este encontro resultou em 15 minutos de uma conversa verdadeiramente esclarecedora, educativa e muito agradável. O vídeo dessa conversa também está recheado de imagens de arquivo que raramente veem a luz do dia.

Veja o vídeo The Bloodline of the Fireblade: Three Decades of Continuous Challenges

E para a Honda também se assinalam 30 anos de inovação em termos de motos desportivas com um novo modelo: CBR1000RR-R Fireblade SP 30º aniversário de edição limitada, que orgulhosamente ostenta o esquema de pintura Tricolor do modelo original de 1992. Aqui, não se trata de uma artimanha gerada por computador. O líder do Projeto de Design do inesquecível esquema cromático desse primeiro modelo, Hiroaki Tsukui, também é responsável pelo que se vê agora em 2022. Num verdadeiro olhar ao passado do seu trabalho e com acesso muito raro aos processos de design de um modelo, Tsukui-san leva-nos numa viagem a tudo o que o inspirou naquele design inconfundível da primeira "Blade" e como este se traduz agora na versão mais recente, a Fireblade SP 30º aniversário.